
CUBO MÁGICO
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2022/2023
CRECHE
PRÉ-ESCOLAR
Sobre nós

Projeto Educativo
No que concerne ao Tema coletivo do Projeto Educativo, escolhemos a “Histórias para sonhar 2020-2023”.
O porquê da escolha do tema?
Escolhemos este tema, principalmente porque observámos que uma das atividades que as crianças da nossa escola
gostam é de ouvir histórias. Mantêm bons níveis de concentração, mostram-se motivadas e contentes. A Equipa
Pedagógica achou pertinente partir deste ponto de interesse das crianças para chegarmos até outros para os quais não estão tão motivadas. Outro dos motivos foram algumas características próprias destas faixas etárias; Vivem num
mundo de fantasia e imaginação, no mundo do faz de conta e assim seria uma boa forma de chegarmos até às nossas
crianças de forma significativa.

O Cubo Mágico apareceu fruto de uma sociedade entre duas irmãs, Dra. Renata Pereira e Dra. Isabel Matos.
A creche e jardim de infância Cubo Mágico apresenta-se como uma resposta social de apoio à infância de cariz privado que iniciou funções em maio de 2012. A instituição está capacitada para receber crianças entre os 12 meses e os 6 anos de idade, organizada em duas valências distintas: creche e jardim de infância, cada uma com identidade e características próprias.
A instituição funciona numa ampla moradia com dois andares com uma grande área envolvente.
Contêm excelentes condições materiais, ambientais, de protecção e segurança, de limpeza e de higiene.
O Cubo Mágico investe no presente e acredita no futuro. Investe e acredita numa educação para a vida, tendo como principal premissa a aprendizagem ao longo da vida. Prevê-se assim, como agente fundamental na formação de cidadãos do Mundo (capazes de levar a cabo as suas funções com profissionalismo, competitivos, com talento de comunicação, domínio de línguas estrangeiras, abertura a outras culturas e espírito de equipa), cabendo-lhe orientar aprendizagens, desenvolver competências adequadas quer no âmbito intelectual, quer no âmbito social.
Assume-se, compromete-se e investe na formação individual, como promotora de uma sociedade equilibrada. Toda a prática assenta em linhas orientadoras claras e valores morais como a solidariedade, fidelidade a princípios, diálogo, resolução democrática de problemas, autoconfiança, responsabilidade e liberdade de expressão.
Assim sendo, prevê a escola como um espaço de partilha de saberes, de exploração de capacidades e de construção de personalidade. Uma construção alicerçada no princípio fundamental de que cada criança é único e que, por isso, a função da escola será promover um ensino para todos e para cada um. Por um lado, um ensino inclusivo, aberto a todos e, por outro lado, um ensino assente em metodologias de diferenciação, capaz de responder às necessidades específicas de cada um.
Por isso, entende que a gestão currículo deverá apresentar uma dupla face, ou seja, uma face objetiva e de âmbito geral e uma face subjetiva, na qual se atende à individualidade, devendo então, ser operacionalizado tendo em conta a articulação de diferentes modelos curriculares de intervenção. A Creche e Jardim de Infância caracteriza-se como uma instituição promotora de relações positivas entre a comunidade educativa, abrindo o espaço de interacção saudável entre profissionais, docentes e famílias em que todos podem contribuir com as suas experiências de forma a desenvolver projectos e actividades significativas.